O setor de serviços representa hoje mais de 50% da economia brasileira, é um mercado em crescimento considerável principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde a tendência do aumento do poder aquisitivo da população permite a transferência das atividades executadas pelo cliente ou empresa para terceiros.
O marketing percebendo esse nicho de mercado está direcionando cada vez mais seus esforços para tornar a venda de serviços “itens intangíveis” tornarem-se possíveis, com estratégias focadas em todos os outros aspectos tangíveis “visíveis aos olhos dos clientes” como a imagem da empresa e sua reputação, atendimento da força de vendas, preço justo, entrega e qualidade. Ou seja, permitir a tangibilidade do intangível.
Algumas empresas atualmente julgam-se focadas no cliente, gastam seus recursos em desenvolvimento de novos produtos e serviços, mas quando lançam-se no mercado apenas oferecem esses produtos e serviços, acabam não conhecendo de fato seus clientes, suas necessidade se o que eles realmente desejam. Grande parte desses produtos e serviços tornam-se verdadeiros abacaxis com pouco crescimento e participação no mercado.
Sabemos que o nível de exigência dos clientes e o número de concorrentes aumentaram nos últimos tempos, algumas ações que antes não influenciavam na compra como comparação, indicação e escolha entre empresas e prestadores de serviços já interferem na ganha do pedido, por isso a atenção deve ser direcionada totalmente no cliente, ouvi-lo não é mais o bastante, as empresas envolvidas na nova era do marketing 3.0 já estão percebendo o cliente como um ser humano, onde o conceito chave deixa de ser diferenciação passando a ser valorização.
O marketing de serviços orientado para o foco no cliente possibilita que as empresas tenham o feeling necessário para perceberem todos esses cenários e entregarem aos seus clientes exatamente o que está sendo desejado pelo mercado.
Bibliografia: