CMMI nível 2 for Services a certificação no modelo de referência internacional para prestadores de serviços de TI.
Fatos relevantes:
- O CMMI for services avalia o nível de excelência com que são realizados os projetos desenvolvidos pela empresa.
- A Teclógica é a primeira empresa 100% brasileira a ser avaliada na nova versão 1.3 do modelo CMMI for Services.
- Hoje, o CMMI é um importante diferencial competitivo, mas em breve se tornará uma exigência do mercado de TI.
Certificação CMMI nível 2 for Services
Desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI) da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, o CMMI é um modelo de referência para o aperfeiçoamento de processos e uma avaliação de qualidade, em que é aferido um patamar de maturidade. Ele é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.
A conquista se deve ao compromisso da empresa com o cliente, à preocupação com a qualidade de entrega e ao foco do trabalho em resultado, que são os pilares para a conquista dessa certificação.
O CMMI-SVC integra as boas práticas de conhecimento que são essenciais para a prestação de serviços de sucesso e fornece orientação para organizações prestadoras de serviços nos âmbitos da gestão e da prestação de serviços.
“Com esta certificação, a empresa apresenta um diferencial fortíssimo frente à concorrência, garantindo ao cliente a possibilidade de avaliar e perceber a qualidade na entrega dos serviços antes mesmo de adquirí-los. Da mesma forma oportuniza aos clientes a possibilidade de, através da relação de serviços, absorver o conhecimento da Teclógica sem a necessidade de investimentos específicos para esta finalidade. O reconhecimento externo do esforço realizado só vem comprovar a alta qualidade dos mais de 200 profissionais que trabalham na Teclógica, pois, independente de suas funções, somos uma equipe e esse acaba sendo o resultado de um esforço coletivo”, orgulha-se a executiva.
Em um universo de apenas 3 empresas certificadas no Brasil, a Teclógica é a única empresa 100% brasileira e pioneira na versão 1.3 do modelo CMMi-SVC.
A avaliação foi realizada pela Crest Consulting, parceira do SEI, que verifica se as práticas da organização estão conforme o modelo requerido. Segundo Adriana, esse processo é extremamente rigoroso e conta com diferentes etapas.
“Coletam-se evidências para serem analisadas na avaliação e um conjunto de pessoas, de várias funções, são entrevistadas. Se as evidências e entrevistas cobrirem as práticas do modelo e os respectivos objetivos forem atingidos, a empresa torna-se avaliada no nível de maturidade que foi escopo da avaliação”.
Sempre atentos à importância da melhoria contínua de seus processos, a Teclógica já iniciou os trabalhos para a conquista do nível de maturidade 3. Nesta etapa, a empresa será avaliada no modelo CMMI for Development e no modelo CMMI for Services simultaneamente.
O nível 3 para Desenvolvimento tem seu foco nos processos de Engenharia de Software e para Serviços em Capacidade, Contingência dos Serviços e Estratégia e desenvolvimento de novos serviços.
Gostou do artigo? Então acompanhe também as redes sociais da Teclógica: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube.