As demandas industriais são cada vez mais desafiadoras e precisam acompanhar as mudanças do mercado. Por conta disso, contar com ajuda de um software APS é um diferencial.
Nos dias atuais, a cadeia produtiva tem ganhado novas formas conforme os consumidores obtêm produtos diretamente pelo meio digital. Isso fez com que a produção e a logística precisassem se tornar muito mais acelerada, personalizada e flexível.
Diante disso, contar com uma plataforma que apoie a indústria no planejamento de diversos cenários é fundamental para garantir diferencial competitivo, ao mesmo tempo que atua na otimização da cadeia de suprimentos.
Continue lendo o artigo para descobrir o que é um software APS, o que ele faz e quais as suas vantagens para o chão de fábrica!
O que é um software APS?
A sigla APS significa Advanced Planning and Scheduling, ou na tradução: Planejamento e Programação Avançados. A principal função deste software é fazer o planejamento de produção de uma indústria, assim como acompanhar o sequenciamento de operações.
Ele também pode ser integrado com outros sistemas, o que potencializa a sua performance. Além disso, a ferramenta inclui uma programação com detalhes e sincroniza com toda a cadeia operacional.
Essa tecnologia consegue realizar comparativos entre a capacidade disponível e a carga projetada para as máquinas de uma fábrica. Assim como identificar antecipadamente as prioridades, as dificuldades e empecilhos em sua capacidade.
Os problemas encontrados quando uma indústria não faz o planejamento avançado de produção podem ser muitos, incluindo estoques altos, baixa produtividade, atrasos na produção, falhas de comunicação e baixa assertividade com o escopo.
Quais as funções de um software APS?
Os APS planejam e acompanham as operações através de diferentes configurações. Para assim garantir que o processo seja inteiramente confiável e otimizado. Isto é, ele permite que seja possível entregar a produção no prazo acertado, com menos desperdícios de insumos e retrabalhos.
Para ter mais efetividade no cumprimento de prazos, os sistemas de Planejamento Avançado consideram questões como:
- Turnos de trabalho;
- Paradas;
- Capacidade de máquinas e operadores;
- Necessidades de ferramentas;
- Tempos de setup;
- Feriados no calendário;
- Prioridades e datas de entrega.
Além disso, um software APS também é capaz de sequenciar as ordens de produção, programar as operações e prever diferentes cenários. Tudo levando em consideração o histórico da fábrica
Como resultado, a ferramenta gera automaticamente os dados que precisam ser analisados. Essa técnica também avalia e simula datas de entrega considerando a programação atual da fábrica.
Quais os benefícios de utilizar o APS?
Além de possuir um rápido retorno do investimento, os softwares de planejamento avançado possibilitam que a indústria trabalhe de forma digital em inteligente, baseando-se em dados sincronizados. As informações são feitas em tempo real, com gráficos para o acompanhamento.
Outro fator determinante é que o sistema leva em consideração situações enfrentadas anteriormente, como sazonalidades, férias e manutenção de equipamentos, para calcular um prazo de entrega com maior exatidão. Essas informações podem passar despercebidas quando o planejamento é feito de forma manual.
Com as simulações e comparações de cenário feitas na plataforma, sempre que houver uma mudança no escopo, a resposta será muito mais rápida. Isso permite uma economia de até 60% de tempo com programação.
Além disso, o software APS faz o monitoramento dos KPIs, alertando quando algum indicador é extrapolado. Dessa forma, há melhor controle de gargalos produtivos no chão de fábrica.
Gostou de conhecer sobre o software APS? Se quiser se aperfeiçoar no assunto, acesse nosso webinar e descubra como o planejamento de produção impacta financeiramente as indústrias!
Como a produção inteligente pode transformar a indústria?
[…] costuma trazer retornos financeiros rápidos. O tempo de payback aproximado em uma solução de APS como o Delmia Ortems, por exemplo, é de 6 a 12 […]