Leandro Sekito e Evandro Badia, executivos da companhia francesa de tecnologia para a indústria, a Dassault Systèmes estiveram no 1º Encontro da Manufatura 4.0, promovido pela Teclógica em Blumenau. Eles apresentaram mudanças impulsionadas pela transformação digital. Evento trouxe ainda exemplo de fábricas em linha com a inovação.
Como manter a indústria brasileira competitiva frente a um novo cenário econômico mundial? Quais as inovações que chegam ao chão de fábrica e quais os resultados que elas trazem aos negócios? Estas e outras perguntas foram os destaques do 1º Encontro da Manufatura 4.0, promovido pela Teclógica na última semana, em Blumenau.
Entre os destaques do evento esteve a participação de Leandro Sekito e Evandro Badia, especialistas da companhia francesa de inovação Dassault Systèmes, da qual a Teclógica é parceira na América Latina. Os executivos falaram sobre a importância do investimento em novas tecnologias para a competitividade da indústria e a maturidade brasileira frente a este cenário.
“O Brasil sempre foi um país de muitas oportunidades e que está avançando positivamente para tornar sua economia mais aberta. O modelo anterior que tínhamos seguia um formato de proteção, mas com a ajuda da tecnologia o país estará melhor preparado para responder à concorrência internacional. Teremos muitos avanços positivos nos próximos anos”, salientaram.
“O segmento industrial sofreu muito nos últimos anos e entende com muita clareza a necessidade da busca pela eficiência. Neste sentido, é fundamental ter monitoramento de diferentes variáveis, como grau de satisfação dos consumidores, estimativa de demanda do mercado, anseios dos consumidores/clientes, eficiência na manufatura, planejamento adequado da manufatura. Essas tarefas representam reais desafios, e é aqui que soluções digitais ganham um papel fundamental: capturar, combinar e tratar os dados, transformando-os em informações, e apresentá-los no contexto correto, no sentido de suportar a tomada de decisão. Quando uma empresa toma decisões corretas nas camadas operacional, tática e estratégica, naturalmente atingirá a eficiência necessária”, comentaram os executivos, reforçando que soluções como as desenvolvidas pela Dassault e comercializadas pela Teclógica, como o sistema Delmia Apriso, apoiam nesta transformação essencial para o crescimento.
Renascimento industrial no Brasil: é possível?
Para a equipe da Dassault, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados para que o país se adeque ao novo cenário da indústria, no contexto da Manufatura 4.0: engajamento e alinhamento de expectativa entre as equipes envolvidas, eventuais experiências equivocadas que coloquem em dúvida as vantagens tecnológicas, custo de mão-de-obra e visões imediatistas dos resultados são alguns deles.
“Apesar dos desafios, acreditamos que as empresas brasileiras estão, sim, preparadas para este novo momento do setor. Este perfil reativo da indústria é bastante comum em economias emergentes, mas o país hoje se equipara, em termos de desafios, a nações desenvolvidas. Isso porque há um momento global de revisão de conceitos e essa era da inovação e da informação traz desafios muito similares para as indústrias de todo o mundo. A comunicação e a criatividade brasileiras, tão bem reconhecidas, serão facilitadoras para o sucesso da Indústria 4.0 no país”, reforçaram.
Por fim, Leandro Sekito e Evandro Badia salientaram que há um novo momento na maneira como as empresas atuam e mensuram seu sucesso. “Houve o tempo em que comprar mais uma máquina ou expandir uma linha de produção eram sinônimos de aumentar o valor das empresas. Hoje as variáveis intangíveis, como a capacidade de entender seus clientes e em geral o mercado em que atuam, bem como a capacidade de inovação, ganham cada vez mais importância”, finalizaram.
Novo posicionamento no mercado de tecnologia para a indústria
Durante o 1º Encontro da Manufatura 4.0, a Teclógica apresentou ainda o case do Grupo Boticário, que com o apoio da empresa conseguiu modernizar o chão de fábrica para a melhoria de processos, redução de custos e mais controle sobre a gestão. Um painel com as três empresas fechou o evento, discutindo a era digital para o mercado brasileiro e exemplificando o dia a dia de quem aposta em soluções para otimizar a produção.
O encontro marcou um novo posicionamento da Teclógica, que acaba de anunciar a promoção do executivo Aloísio Arbegaus como diretor comercial da companhia. A companhia reforça assim sua visão estratégica de se consolidar como uma fomentadora da Manufatura 4.0.
“Nosso objetivo é reforçar a atuação da Teclógica no Brasil e em toda a América Latina enquanto parceira da Dassault Systèmes na comercialização, implantação e manutenção da solução Delmia Apriso e Delmia Ortems. Estamos nos consolidando como uma empresa que garante atuação de ponta a ponta com o cliente, garantindo uma entrega otimizada, de qualidade e com resultados visíveis”, destacou Aloísio.
O 1º Encontro da Manufatura 4.0 contou também com o apoio de entidade da região como o Sintex e o Simmeb.
Fonte: industria40.ind.br