O foco em pessoas, a humanização de tarefas e a comunicação transparente são tópicos diretamente relacionados ao futuro do RH.
A verdade é que a inovação age como facilitadora, proporcionando às pessoas mais tempo disponível para focar em atividades que exigem conhecimento, experiência e pensamento crítico.
Por consequência, o futuro do RH está rodeado de inovações que melhoram a produtividade e o desempenho da organização como um todo. Isso também significa que a nova geração de profissionais criou uma nova maneira de trabalhar: menos engessada e mais disruptiva, rápida e com sede de mudança.
Com base nisso, como você pensa que será o futuro do RH? É o que veremos, a seguir.
Futuro do RH: o que esperar em 2019?
Quando falamos sobre o futuro do RH, precisamos abordar junto as tendências. Afinal, são elas que ditam quais decisões devem ser tomadas por empresas inovadoras – as quais têm gerado bons frutos para as organizações. Podem, portanto, impulsionar mudanças positivas em escalas mais amplas.
Listamos, a seguir, as 4 (quatro) principais apostas para o setor aliadas à tecnologia:
Inteligência Artificial (IA)
Sistemas que funcionam através da Inteligência Artificial (IA) analisam dados e reconhecem padrões para auxiliar nas tomadas de decisão.
Para o setor de Recursos Humanos, as mudanças são bem interessantes. Elas incluem insights sobre métricas da força trabalhista, obtêm dados assertivos, oferecem soluções em tempo real e aprimoram a experiência de colaboradores com ferramentas rápidas e atualizadas.
Resumidamente, podemos dizer que esta é uma forma inteligente de tomar decisões na sua organização. Uma vez que contribui para o desenvolvimento de estratégias internas, tais como programas de desenvolvimento de líderes, treinamentos e capacitações, atualização da cultura interna e retenção de talentos.
People Analytics
Não há dúvidas de que o futuro do RH será pautado por dados. O interessante é que, por si só, são apenas informações que temos em nosso poder. Porém, quando analisados para um propósito, se transformam em conhecimento. E as empresas que possuem isso, detém a solução para todas as suas dificuldades.
O conhecimento é a chave para o sucesso. E é por isso que a análise de dados voltada à gestão de pessoas figura na lista das principais tendências do setor para 2019.
A metodologia cruza indicadores de gestão para analisar, por exemplo, quais colaboradores podem receber ajustes salariais, quais atividades rotineiras necessitam ser mais produtivas e que setores precisam de mais atenção por parte da liderança.
A análise de dados é capaz de entregar relatórios valiosos para as organizações. Incluindo o entendimento dos altos índices de turnover, das avaliações de desempenho, da eficácia de lideranças, do benchmarking e dos processos de recrutamento e seleção.
Realidade Virtual (RV)
No campo de Recursos Humanos, a realidade virtual pode ser aliada no que diz respeito às experiências de simulação. Oferece a possibilidade de incluir profissionais e candidatos em situações reais e dinâmicas.
Uma empresa que adota RV consegue preparar melhor os seus funcionários para ocasiões que serão vividas no dia a dia das respectivas funções. Durante os processos seletivos, a tecnologia oferece visões mais completas ao gestor. Isso faz com que contratações passem a ser feitas mais com base em atitudes e comportamentos, e não somente especificações.
Acaba sendo uma opção bastante eficiente, já que economiza tempo e recursos financeiros na tomada de decisão.
Natural Language Processing (NLP)
Também chamado de NLP, o processamento de linguagem natural faz parte do futuro do RH. É uma técnica que está cada vez mais próxima de imitar a interação humana. Ela é capaz de reconhecer emoções, diferenciar reações e estabelecer diálogos para responder à questões básicas, oferecendo soluções em menor tempo.
Um artigo afirma que, “quando aplicado a pesquisas de feedback e até programas de bate-papo, o NLP oferece uma visão mais profunda sobre o que funcionários pensam e sentem sobre o ambiente de trabalho. A tecnologia fornece um panorama imparcial que permite que ações sejam tomadas imediatamente para melhorar a experiência das pessoas envolvidas com a organização.”
No futuro do RH, estamos falando em agilidade, experiências reais e processos mais humanizados. Portanto, é indispensável adaptar a cultura empresarial à nova realidade do mercado. Para passarmos a enxergar ainda melhor as pessoas na sua totalidade.
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