Seja lá qual for a sua área de atuação, a liderança transformacional é capaz de incentivar comportamentos e unir profissionais por um objetivo comum. É claro que, para chegar ao ponto de ser um exemplo a ser seguido, há muito trabalho e dedicação em jogo. Numa era em que as novas tecnologias são apresentadas a cada momento, esse trabalho precisa ser ainda mais enfático.
A maior parte das pessoas que pede demissão não está se desligando da empresa na qual trabalha – mas, sim, do seu líder e de suas análises. Se, por um lado, ele pode afastar profissionais; por outro, pode transformar o ambiente de um negócio.
Caso você também esteja à frente da gestão de pessoas, siga a leitura e saiba qual o valor da liderança transformacional!
A liderança transformacional e a tecnologia devem ser aliadas
É comum vermos nas empresas pessoas de várias idades, com conhecimentos diversos sobre a tecnologia. Enquanto uns dominam, outros tendem a resistir com certa severidade a adoção de novas ferramentas no dia a dia do seu trabalho. E é aí que o papel da liderança transformacional passa a ser protagonista.
A Transformação Digital é um caminho sem volta. Sendo assim, os líderes devem, além de ter conhecimento técnico, incentivar e preparar a sua equipe para os desafios desta nova era. Confira algumas dicas de ações fundamentais para inserir a tecnologia na liderança transformacional:
Inspire
Uma liderança de verdade inspira pessoas. Seja você o exemplo no uso de novas tecnologias para facilitar as rotinas no trabalho, junto aos diversos recursos digitais disponíveis hoje.
Pergunte
Escute os seus funcionários sobre quais as dificuldades ou necessidades eles têm diante da adoção das ferramentas. Elogie quem tem sucesso na adaptação e acompanhe aqueles com maiores limitações.
Explique o “por quê”
Tudo tem uma explicação do por que ocorre. Por isso, também é importante explicar aos colaboradores os motivos que levaram a empresa a adotar recentes tecnologias – seja para inovar ou para tornar a empresa mais competitiva. À medida em que isso passa a ter significado às pessoas, é fácil para assimilarem as mudanças.
Seja transparente
Estimule uma comunicação direta, sem omissões. Quanto mais burocratizada for a rotina do profissional, maior será o impacto com a chegada da tecnologia. E para que ele não se sinta perdido na sua função, a ação mais indicada é conversar abertamente. Lembre-se: a transparência é uma das características da liderança transformacional.
Capacite a equipe
As pessoas necessitam ter a chance de adaptação às mudanças tecnológicas. A confiança no potencial dos colaboradores reflete diretamente no seu investimento em qualificação.
A liderança transformacional no trabalho coletivo
Várias empresas que decidiram incluir a tecnologia em processos enfrentam dificuldades. Isso porque, em muitos casos, os líderes abordam o assunto de maneira monolítica, na qual as orientações vêm de cima para baixo e não dão espaço para a participação de todos.
A liderança transformacional pode mudar essa condição de resistência e de negação. É verdade que haverá momentos nos quais conversas difíceis vão ocorrer. Mas, o líder deve estar preparado para cenários de transição, influenciando positivamente e construindo um bom clima colaborativo. Empresas que adotaram a tecnologia como aliada aumentaram a sua receita em 32%. Sem dúvida, é um motivo a mais para implementar mudanças a favor das pessoas e do negócio.
Gostou deste artigo? Nosso blog conta com muitos outros assuntos relacionados à gestão de pessoas. Confira!