Você busca soluções personalizadas para atender às demandas da sua empresa? Então, precisa considerar a fábrica de software. Mas será que vale a pena investir nessa alternativa?
É preciso conhecer quais parâmetros devem ser seguidos para tomar essa decisão. Além de analisar se será possível adaptar o desenvolvimento de aplicações e sistemas para, então, aumentar a produtividade e reduzir custos e prazos.
Neste artigo veremos os critérios que fazem a fábrica de software ser uma boa opção para o seu negócio. Vamos lá?
O que é uma fábrica de software?
A fábrica de software tem esse nome pois trabalha de forma similar a uma fábrica tradicional. Porém tem o intuito de desenvolver softwares para determinadas demandas, solicitadas pelos clientes.
Com um conjunto de recursos e processos, os profissionais trabalham no formato de SQUAD de forma totalmente integrada para desenvolver a melhor solução tecnológica.
Além disso, a fábrica de software pode atuar nas demandas de suporte para sanar dúvidas, prover melhorias e resolver possíveis bugs que venham a acontecer. Dessa forma, o cliente conta com apoio de pessoal especializado.
Quais pontos exigem atenção na contratação da fábrica de software?
A contratação de uma fábrica de software requer alguns cuidados. É preciso se atentar, principalmente, a 4 critérios. Veja quais são eles a seguir.
1. Eficiência
Segundo uma pesquisa, 96% dos empresários relataram que vão direcionar recursos para o desenvolvimento de aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão. Nesse contexto, fica claro que investir em tecnologia se tornou fundamental para garantir um diferencial competitivo.
Mas para isso, a empresa contratada para desenvolvimento do software deve contar com profissionais qualificados e frequentemente capacitados. Isso impacta diretamente o resultado obtido e garante que a empresa terá suas demandas atendidas.
2. Histórico da empresa
Os resultados obtidos em projetos anteriores são fundamentais, pois demonstram o que você pode esperar no atendimento da sua empresa.
Apresente suas necessidades, escopo, orçamento e prazo do projeto. Em seguida, verifique se a fábrica de software consegue entregar os requisitos. Perceba que é melhor avaliar o custo-benefício, em vez do preço.
3. Participação no desenvolvimento
A chance de participar ativamente do processo de desenvolvimento do software é uma grande vantagem. Acompanhe todas as etapas, ouça o feedback dos usuários e aposte no Minimum Viable Product (MVP), ou seja, a versão mínima do item a ser lançado com o menor esforço e desenvolvimento.
Tudo isso serve para descobrir se o produto pode ser bem aceito na empresa. Assim, a possibilidade de sucesso é maior.
4. Especialização em diversas plataformas
Os profissionais devem ser capazes de atuar em diferentes plataformas, como Java, .NET, FlexNet, Android, Node.js, React, Oracle e soluções em cloud. O propósito é garantir um software inovador, que inclui também a manutenção e o teste nesses diversos formatos.
A flexibilidade de desenvolvimento por parte dos profissionais aprimora o resultado final obtido. Além disso, garante uma solução permanente, em vez de exigir ajustes com o passar do tempo.
Essa característica ainda assegura escalabilidade, porque é possível aumentar as operações quando necessário.
Quando vale a pena optar pela fábrica de software?
A implementação de sistemas customizados pode ser em muitos casos fundamental para o sucesso do negócio. É a partir dessa prática que você conseguirá otimizar a produção e alcançar melhores resultados.
Por isso, vale a pena optar pela fábrica de software em diversas circunstâncias. Veja a seguir alguns motivos que justificam essa escolha!
Capacidade consultiva dos fornecedores
Os principais motivos para optar por um software customizado são conseguir uma solução que atenda às demandas específicas da empresa e contar com um ativo estratégico à sua disposição.
Para chegar a esse patamar, a equipe consultiva deve entender o problema da sua organização. Assim, é possível confirmar as soluções fornecidas em escala e prever as exceções.
Perceba que a ideia é que os fornecedores sejam capazes de utilizar o máximo de informações para otimizar seu negócio. Com isso, é possível aumentar seus níveis produtivos, garantir uma entrega mais consistente, além de reduzir erros e variabilidades.
Os dados também podem ser integrados e utilizados de maneira inovadora. Por exemplo, para serem comparados pelo sistema e gerar insights relevantes.
Garantia do serviço
Os serviços continuados devem apresentar um bom nível de garantia para aumentar as chances de que a solução final atenda às especificações requeridas.
Com esse critério, os problemas podem ser rapidamente solucionados, medida que impacta diretamente a satisfação do usuário. Da mesma forma, essa é uma maneira de aprimorar as questões de usabilidade, que também melhoram a experiência do cliente.
Tenha em mente que, com a customização, é necessário considerar estes outros 5 fatores:
- Lacuna existente: diferença entre como o sistema funciona e como deveria funcionar;
- Custo: tempo e valores necessários para adaptar o software às suas necessidades;
- Viabilidade: possibilidade de ajustar o software para se adaptar aos requisitos da sua empresa;
- Conflito: disposição ou habilidade do fornecedor de acomodar suas modificações e necessidades;
- Futuro: custos de manutenção e recursos exigidos para manter as modificações intactas, mesmo com o release de novas versões.
Ao unir esses aspectos à garantia, você tem certeza de que a solução atenderá às necessidades do seu negócio e poderá contar com o suporte necessário durante todo esse tempo.
Diante disso, entendemos que vale a pena investir em uma fábrica de software. Desde que seja a maneira ideal de garantir a customização e o máximo de eficiência e produtividade para os moldes do seu negócio.
Além disso, atentando aos aspectos de eficiência, histórico da empresa, possibilidade de participação e especialização em diversas plataformas, você preserva sua empresa e garante o melhor resultado possível, com embasamento na capacidade consultiva dos fornecedores e garantia do serviço.
Ficou interessado? Então entre em contato conosco e veja como nossa fábrica pode fornecer soluções customizadas para seu negócio.
Wanderson
Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.
Teclógica
Olá Wanderson, agradecemos pelo feed. Que bom que tenha gostado.
Projeto de software: o que levar em conta ao contratá-lo?
[…] é imprescindível assegurar-se de que a fábrica de software possua certificados de segurança adequados e que seus produtos tenham protocolos de autenticação […]