Na era da tecnologia, as empresas têm um desafio a mais para enfrentar no gerenciamento de equipes. Como tornar tudo claro para todos ao mesmo tempo com uma gestão à vista? Quando o negócio é pequeno, fica mais fácil, mas, ao envolver muitos colaboradores, o assunto se complica.
Este é o seu caso? Não se preocupe, no post de hoje, vamos falar sobre a gestão à vista!
Os benefícios da gestão à vista
A base da gestão à vista é disponibilizar informações sobre a organização de forma que elas permaneçam visíveis e acessíveis, o máximo possível, aos funcionários. Com ela, não há impedimentos para ter acesso aos indicadores da organização. Tudo o que diz respeito ao desempenho da empresa está ali, de maneira clara, dinâmica e setorizada.
Um meio prático para visualizar esses dados é munir-se de ferramentas para que qualquer colaborador acompanhe as informações em tempo real. Assim, todos passam a ter mais consciência sobre seus objetivos e metas, minimizando problemas e prejuízos.
São vários os benefícios da gestão à vista, porém, listamos três fundamentais:
1. Avaliação de desempenho
Quando todos os colaboradores têm acesso às informações necessárias, o trabalho diário fica mais fácil. Isso porque a identificação de pontos a serem melhorados no desempenho individual acontece mais organicamente. Desta maneira, todos estarão engajados nos mesmos objetivos, contribuindo para o aumento da produtividade.
2. Engajamento dos colaboradores
Eis, aqui, um dos aspectos mais desafiadores para quem gerencia pessoas, principalmente se a comunicação interna tiver problemas de ruído entre departamentos. Com a gestão à vista, os funcionários tendem a compreender melhor em que ponto precisam superar obstáculos em conjunto. Sem dúvida, é uma maneira de fazer com que todos se sintam parte do processo e busquem ultrapassar barreiras em equipe.
3. Alinhamento estratégico com a equipe
Quando o time está bem informado sobre o que ocorre dentro da organização, é mais fácil alinhar metas e propósitos. A partir daí, as tomadas de decisão dos gestores ganham credibilidade.
Gestão à vista na prática
Achou interessante o que a gestão à vista pode proporcionar ao seu negócio? Que tal, então, colocá-la em prática? Confira nossas dicas!
- Defina indicadores: é indispensável selecionar apenas os dados mais relevantes. Desse modo, evita-se o excesso de informações e a apresentação de assuntos desnecessários.
- Delegue a coleta de dados: é importante que as informações sejam atualizadas constantemente. Por isso, é preciso ter alguém responsável por coletá-las e abastecer o sistema.
- Capacite os líderes: prepare-os para que sejam capazes de disseminar, de forma eficiente, esse conceito entre os colaboradores.
- Escolha boas ferramentas: expor dados em quadros ou murais demanda tempo e, assim, eles ficam facilmente ultrapassados. Nesse caso, o uso de uma TV corporativa pode fazer a diferença.
Conclusão
A gestão à vista é uma maneira eficaz de uma empresa mostrar transparência. Por sua vez, isso simplifica o trabalho de engajamento e a promoção de um sentimento de pertencimento entre os funcionários, já que o colaborador passa a perceber-se parte de todo o processo.
Sua organização já coloca em prática a gestão à vista? Compartilhe sua experiência em nossos comentários!
Depois disso, aproveite para entender como potencializar a comunicação interna com a TV corporativa!
Mizael
Muito bom, esta me ajudando bastante.
Teclógica
Olá Mizael,
Agradecemos seu feedback sobre o conteúdo, que bom que contribuímos.
Abraço.