Sua empresa investe em comunicação integrada? Saiba que, aplicada em seu negócio, ela pode se tornar uma poderosa vantagem competitiva.
Ao unificar toda a comunicação, você terá à disposição estratégias para atingir tanto o público externo quanto o interno. Isso quer dizer, por exemplo, que, ao usá-la, é possível minimizar ruídos entre os setores ao mesmo tempo em que se propaga a conscientização da marca.
A voz é a mesma, independentemente do formato de conteúdo ou canal escolhido. Essa junção contribui para reduzir atritos e mensagens conflitantes. Sua característica principal é a coletividade, e os resultados só podem ser conquistados com a participação conjunta dos profissionais.
Como a comunicação integrada impacta sua empresa
A comunicação integrada reúne todas as estratégias para passar uma mesma mensagem. Isso significa que é preciso juntar as ações de marketing, propaganda e comunicação (interna e externa) para alcançar os objetivos propostos por ela.
A comunicação integrada pode contribuir para melhorar vários aspectos da empresa. Entre eles, podemos listar:
Unidade da mensagem
As informações são repassadas da mesma forma para todos.
Isso resulta em um grande benefício também para o cliente, considerando que ele receberá a mensagem de acordo com o padrão estabelecido pelo negócio.
Entendimento do produto/serviço
As pessoas tendem a compreender melhor uma mensagem quando aquilo que está sendo transmitido faz sentido para elas. É aquela questão de saber o porquê.
Nesse sentido, a comunicação integrada faz com que a mensagem chegue tanto ao funcionário da área de Vendas quanto àquele da unidade que está do outro lado do país. A informação é propagada de maneira horizontal.
Conscientização da marca
É a capacidade do consumidor de reconhecer a marca dentro de uma categoria específica. Em outras palavras, é quando a audiência lembra de você e o tem como referência.
Como montar uma estratégia de comunicação integrada
Uma vez constatada a importância da comunicação integrada, por onde começar, então, a montar a estratégia? Listamos 5 dicas de o que levar em consideração nesse momento!
1. Essência da mensagem
Uma das primeiras coisas para se resolver é a criação de uma base sólida de mensagens. Elas devem ser claras (sem ruídos) e transmitir os valores da empresa.
2. Gestão e integração de conteúdos
Sem um direcionamento comum, a tendência é que as mensagens cheguem de forma inconsistente ao público, seja ele o cliente ou o funcionário.
Neste quesito, a gestão contribui para a eliminação de práticas ineficientes de comunicação e divergências na maneira de transmiti-la.
3. Interatividade
Uma boa estratégia de comunicação integrada faz uso de todas as tecnologias disponíveis para atingir sua audiência.
Entre os meios utilizados, estão a propaganda institucional, a assessoria de imprensa, o marketing social, o endomarketing, entre outros.
4. Canais de comunicação eficazes
Um canal eficaz de comunicação é aquele que divulga a mensagem de modo acessível e direto.
Uma empresa amplia o poder de suas ideias à medida que usa um canal para complementar o outro. Por isso, é fundamental não se prender a somente um meio.
5. Coleta e análise de dados
Por fim, a coleta e a análise dos dados obtidos auxiliam nas tomadas de decisão a respeito da comunicação integrada.
É muito importante conhecer o público-alvo para oferecer aquilo que chame sua atenção. De nada adiantará realizar investimentos se isso não possibilitar a propagação da mensagem de forma eficiente, seja ela para a audiência interna ou externa.
Levando em consideração os pontos levantados, fica clara a importância da comunicação integrada para atingir os objetivos da empresa. Focar em uma comunicação estratégica que alcance colaboradores, clientes e fornecedores de maneira interligada faz com que todos entendam o real posicionamento da organização.
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Agora, prosseguindo no tema da comunicação integrada, talvez seja interessante você saber como manter os colaboradores engajados em campanhas e na divulgação de produtos. Até a próxima!