+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

8 dicas para motivar a equipe de atendimento da empresa

Teclógica > Blog > Comunicação > 8 dicas para motivar a equipe de atendimento da empresa
equipe de atendimento
30/01/2017

Sem dúvida, a equipe de atendimento é um dos principais pilares de uma empresa. São esses os colaboradores responsáveis por alcançar resultados satisfatórios para a empresa. Isso ocorre por meio de um contato eficiente e promissor com os clientes.

Justamente por isso, a gestão de pessoas é tão fundamental. Afinal, é muito importante que o seu time esteja sempre motivado e engajado nas causas da organização. São várias as pesquisas que apontam que a motivação está completamente vinculada à produtividade. Logo, não dá para se descuidar do assunto.

Neste artigo, vamos apresentar oito dicas certeiras para manter a sua equipe sempre motivada, e funcionando em pleno vapor. Então, acompanhe e se prepare para um novo momento na sua organização!

1. Estabeleça metas para a equipe de atendimento

Em primeiro lugar, sua equipe de atendimento vai atuar muito melhor se trabalhar com objetivos e metas bem definidos. É essencial desafiar um time a alcançar resultados. E isso só é possível quando sabemos aonde queremos chegar.

Portanto, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, e compartilhe todas com o seu time, mostrando como é possível alcançar resultados a partir do envolvimento de cada um. Ter um norte e saber que o trabalho é fundamental para a equipe é crucial para que os seus colaboradores se envolvam nos processos e nos resultados da empresa.

E lembre-se: as metas devem ser desafiadoras, mas sempre possíveis de serem alcançadas. Assim, a sensação de vitória vai colaborar ainda mais para a motivação do time.

2. Comunique-se sempre

O diálogo é crucial para o alinhamento e comprometimento da equipe de atendimento. Então, cuide para que os seus colaboradores estejam sempre bem-informados e inteirados dos temas essenciais da organização. Compartilhe com o time quais são as suas metas e objetivos e, sobretudo, as suas expectativas em relação ao trabalho de cada um.

E principalmente, se mostre sempre disposto a ouvir as considerações e opiniões da equipe. Lembre-se de que sua vivência na rotina produtiva da empresa pode ser fundamental para a percepção de necessidades de mudanças e transformações.

Essa abertura para o diálogo é o que garante que o colaborador perceba a sua importância dentro do time. Isso faz também com que ele se sinta cada vez mais motivado a participar e ajudar no crescimento da empresa.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

3. Aproxime a equipe

Tenha em mente que um time que se relaciona bem gera melhores resultados, uma vez que a integração é fundamental para a fluidez dos processos. Então, se preocupe em adotar estratégias para deixar a sua equipe mais unida e alinhada.

Além disso, é sempre interessante que um gestor promova oportunidades para que a equipe se conheça melhor e se aproxime.

Pode ser um almoço, um happy hour ou um evento informal dentro da empresa. O importante é que o seu time de vendas possa se conhecer e entender a atuação de cada colaborador, para que possam se ajudar no dia a dia.

4. Avalie o trabalho

Para manter o seu time sempre motivado, um bom gestor deve também estabelecer uma cultura de feedbacks na organização. Portanto, converse periodicamente com os seus colaboradores sobre a atuação de cada um, e o que precisa ser melhorado.

E lembre-se de que o feedback deve ser dado individualmente. De forma a não constranger ou intimidar ninguém perante a equipe. A conversa deve ter um tom extremamente profissional e amigável.

Além disso, saliente também os pontos fortes do trabalho de cada um, mesmo nos casos mais complexos. Afinal, para que possa melhorar, o colaborador precisa entender como está realizando o seu trabalho, sabendo seus pontos positivos e negativos.

5. Invista em capacitação

Investir na capacitação do seu time é, sem dúvidas, uma ação acertada. Além de oferecer os recursos para que eles realizem as suas tarefas de forma mais eficiente, os cursos e outros treinamentos são uma mensagem inequívoca, que mostram que o gestor acredita e confia na sua equipe de atendimento.

Trata-se de uma situação em que todos saem ganhando: o colaborador fica mais satisfeito ao perceber a empresa investindo e contribuindo para a sua carreira, e a empresa garante um pessoal mais qualificado e motivado em prol de resultados.

Assim, para entender quais são as principais demandas de treinamento e capacitação do seu time, escute sempre quais são as suas questões e solicitações. A percepção de cada um sobre a rotina de trabalho pode ajudar bastante nas transformações e investimentos da empresa.

6. Comemore as conquistas

Muitas vezes, com a rotina corrida e atribulada da empresa, acabamos deixando as suas conquistas passarem em branco. Contudo, é sua responsabilidade, enquanto gestor, garantir que todas as vitórias da organização sejam devidamente celebradas.

É claro que não é preciso uma grande festa a cada conquista, mas um elogio e o reconhecimento pelo bom trabalho nunca é demais.

Afinal, esses pequenos respiros na rotina são ótimas oportunidades para que os colaboradores se sintam valorizados e percebam a importância do seu trabalho, o que faz com que fiquem inevitavelmente mais motivados.

7. Cuide do ambiente

O ambiente em que seu time trabalha tem um impacto imenso nas sensações e percepções de cada um — lembre-se de que passamos cerca de oito horas nesse espaço. Portanto, é muito importante que ele seja bem estruturado para todas as nossas necessidades.

Desde questões técnicas, como iluminação, temperatura e mobiliário, até questões mais práticas, como ter um computador eficiente e um espaço para se guardar os pertences individuais, tudo o que diz respeito ao espaço físico impacta diretamente na realização do trabalho de cada um.

Por isso mesmo, é muito importante oferecer os melhores recursos e condições para a execução das tarefas, garantindo o bem-estar e a satisfação de todo o time.

8. Observe o clima organizacional

Por fim, o clima organizacional é um fator subjetivo muito importante para toda organização. A forma como as pessoas enxergam o trabalho, lidam com os desafios e problemas, e encaram o dia a dia pode, sem dúvidas, influenciar o seu rendimento.

Sendo assim, é responsabilidade do gestor buscar um bom clima organizacional, em que as pessoas se relacionem bem, trabalhem com leveza e alegria, e sintam-se confiantes para colocar as suas questões.

Nesse sentido, pequenas práticas, como o incentivo ao esporte, os encontros informais e comemorações, por exemplo, já podem mudar a percepção dos colaboradores em relação à empresa.

Enfim, motivar a equipe de atendimento é uma abordagem fundamental para quem busca alcançar melhores resultados no mercado. E, agora que você conhece as principais estratégias, é só colocar as mudanças em prática e observar a diferença que as transformações podem fazer no dia a dia do seu time!

Gostou deste post? Então, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e acompanhar mais novidades e tendências sobre gestão e soluções para o seu negócio!

Post Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *