Cada vez mais os processos industriais estão se modernizando, trazendo as novas tecnologias para o dia a dia da produção. Diante desse cenário, novidades como o 5G na indústria têm sido amplamente discutidas nesse segmento.
Há algum tempo se fala na tecnologia 5G, mas nos últimos anos ela vem ganhando mais visibilidade. Um estudo aponta que 51% das organizações estimam um aumento nas receitas com a introdução do 5G.
Além disso, 60% dos entrevistados que já experimentaram essa nova conexão, afirmaram ter obtido maior eficiência operacional. Esses são apenas alguns dados que mostram como a internet 5G pode impactar diretamente nos resultados das indústrias.
Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo sobre o 5G na indústria!
O que é 5G na indústria?
O 5G é a quinta geração de internet móvel. Ele funciona de uma maneira parecida com o 4G, porém com mais estabilidade e velocidade. Um dos principais benefícios dessa tecnologia é que ela permite uma cobertura mais ampla e eficiente, com maior transferência de informações.
Estima-se que esta nova tecnologia consiga entregar uma velocidade média de conexão até 100 vezes maior que as redes da quarta geração. Com todo esse potencial, entende-se porque o 5G na indústria é um tema tão importante.
Não há dúvidas que o 5G chegou para revolucionar os processos industriais. Com esse recurso, será possível uma integração mais eficiente das operações realizadas nas fábricas.
Além disso, com um processamento de dados muito mais veloz, as informações obtidas a partir de sistemas de gerenciamento de arquivos se tornam bastante valiosas para as tomadas de decisão.
Outra característica é a possibilidade de uma conexão sem fio mais ágil, confiável e sem restrições geográficas.
Desse modo, os parques industriais passam a integrar processos inteligentes e inovadores, que refletem diretamente na competitividade da organização.
Quais os benefícios do 5G?
Um dos principais benefícios dessa tecnologia, além da velocidade de conexão, é a possibilidade de integrar as máquinas e equipamentos industriais de forma inteligente, com mais facilidade e segurança na troca de registros.
Além disso, o 5G na indústria também abre caminho para o uso de sistemas de inteligência artificial e outros equipamentos que exigem uma estrutura de rede potente, veloz e segura.
A seguir, separamos alguns benefícios em adotar a internet 5G na indústria. Confira:
Velocidade
Esse é um dos principais ganhos do 5G. Testes mostraram que ele pode atingir até 10 Gbps no download, o que faz com que essa tecnologia seja extremamente importante em processos industriais automatizados.
Flexibilidade
Outra vantagem é a possibilidade de conectar tudo simultaneamente, independente da localização. Equipamentos e pessoas podem interagir e fazer parte da cadeia produtiva de qualquer lugar.
Isso faz com que haja mais flexibilidade nos postos de trabalho, além de otimizar diversas tarefas. Por exemplo, com a internet móvel 5G não é mais necessário que equipamentos estejam ligados a cabos de conexão para funcionarem.
Redes sem fio
Além da otimização dos processos, a internet 5G possibilita o uso de redes sem fio em toda a fábrica. Isso faz com que a interatividade e a conexão entre os processos de diferentes setores seja muito mais eficiente.
Outra vantagem das redes sem fio é a possibilidade de locomoção por todo parque fabril, mantendo uma comunicação em tempo real. Assim, é possível fazer vistorias e acompanhar todo o processo produtivo de maneira eficiente e otimizada.
Conexão estável
Um dos maiores ganhos do 5G é a estabilidade na conexão. Especialistas estimam que essa tecnologia permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos possam estar conectados ao mesmo tempo por metro quadrado.
Menor consumo de baterias
Outro benefício é a economia de bateria, garantindo uma vida útil mais longa aos equipamentos. Isso acontece porque a tecnologia 5G permite com que o 4G funcione em momentos que não seja exigido processos de alta velocidade.
Sendo assim, ele fica inativo até que o aparelho precise funcionar com maior potência, garantindo um equilíbrio no consumo da bateria.
Quais as aplicações do 5G na indústria
Como vimos, a tecnologia 5G vai possibilitar uma verdadeira revolução no setor industrial. Com todo o potencial de velocidade e processamento de dados que ela propõe, as fábricas poderão implementar dispositivos mais robustos, com dispositivos inteligentes de IoT (Internet das Coisas).
Veja algumas das aplicações que passam a ser possíveis nas fábricas com o 5G:
Robótica avançada
Desde meados da década de 1950 que a robótica já vem sendo implementada nas fábricas. Com o desenvolvimento da indústria 4.0, a presença de máquinas inteligentes para a otimização de processos se tornou imprescindível. O 5G irá possibilitar justamente o aperfeiçoamento dessas máquinas.
Realidade virtual
Ainda que seja um processo relativamente novo no setor industrial, a realidade aumentada tem ganhado cada vez mais relevância. Com a tecnologia 5G será possível inserir a tecnologia em processos importantes da fábrica, como a testagem de produtos.
Machine Learning
Outro avanço importante possibilitado pelo 5G é o desenvolvimento do Machine Learning. Em tradução livre, significa aprendizado da máquina. Ou seja, é a capacidade que os computadores têm de “aprender” processos sem necessariamente serem programados para tal.
Advanced Analytics
Com a velocidade do 5G, as máquinas passam a ter uma capacidade maior de processamento, ampliando a capacidade de análise de dados. O Advanced Analytics utiliza processos que vão além das inteligências de negócio tradicionais, como, por exemplo, a mineração de informações e as predições.
Quais os desafios para o 5G na indústria brasileira?
A discussão sobre o 5G na indústria ainda está ganhando corpo. Ainda há um caminho de amadurecimento a ser percorrido, principalmente quando falamos de questões estruturais.
Nesse cenário, um dos principais desafios de implementar essa tecnologia na indústria brasileira está justamente na capacidade de cobertura nacional. No Brasil, a previsão é que até julho de 2022 o 5G já esteja disponível em todas as capitais e no Distrito Federal.
Agora que você já está por dentro deste assunto, baixe o ebook gratuito e conheça as principais tendências para a manufatura.