Quem trabalha com endomarketing ou gestão de pessoas deve sempre estar de olho nas tendências de comunicação interna. Vale lembrar que os programas de comunicação interna têm como propósito contribuir para a implantação e consolidação de uma cultura de comprometimento com vistas à qualidade e à produtividade e, por isso, são tão importantes para as organizações.
Se você é o responsável pelo endomarketing na sua empresa e está em busca de novidades que facilitem a comunicação da organização com seus colaboradores, siga a leitura e conheça cinco tendências para implementar na sua comunicação interna.
TV corporativa
Cresce cada dia mais o número de empresas que optam pela TV corporativa para melhorar a comunicação com seus colaboradores. A ideia desse instrumento é disponibilizar aparelhos de TV em locais estratégicos na empresa, passando informações importantes, lembretes, avisos, convites para eventos da empresa, etc.
Em alguns casos, a depender dos recursos destinados à área, pode-se até mesmo contratar jornalistas e outros profissionais para ter uma emissora própria, que produza telejornais e outros programas de interesse do público interno, como informes culturais. Nesse caso, os programas podem ser exibidos nos restaurantes e áreas de lazer da empresa, no intervalo de almoço, por exemplo.
Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna
Redes sociais corporativas
Que as redes sociais revolucionaram a forma como as empresas se relacionam com seu público externo não é nenhuma novidade, mas e com o público interno? Será que as redes sociais também podem ser corporativas? A resposta é sim.
Muitas empresas estão desenvolvendo, junto aos seus setores de TI, redes sociais próprias, utilizadas via intranet, para se comunicar com seus funcionários. Quem deseja trabalhar com as mídias sociais mas não possui recursos para investir em algo próprio, pode utilizar plataformas gratuitas como o Facebook e o WhatsApp para criar grupos de troca de informações e mensagens.
Gameficação
A gameficação é outra tendência que cada vez está mais presente no dia a dia das organizações, principalmente nas mais inovadoras, como empresas de informática, tecnologia e agências de publicidade.
A ideia, nesse caso, consiste no uso de games, que podem ir desde dinâmicas simples com poucos recursos, até jogos mais elaborados, que podem ser desenvolvidos em aplicativos para tablets e smartphones. O objetivo aqui é trocar experiências e gerar uma maior interação entre os colaboradores, que ficarão mais engajados com a organização e, consequentemente, realizarão melhor os seus trabalhos.
Publicações impressas
Ter uma publicação impressa periódica pode ser uma excelente forma de melhorar a comunicação com seu público interno. O jornal ou revista da empresa pode conter desde notícias corporativas como reajustes de salários, por exemplo, até uma espécie de coluna social, mostrando colaboradores que se destacaram em alguma área ou até mesmo fizeram uma festa de casamento, aniversário ou formatura e desejam compartilhar isso com os colegas.
SMS
Uma emergência aconteceu e todos da empresa devem ser avisados, ou o setor de RH deseja comunicar a todos que a empresa não irá trabalhar em determinado dia por ser feriadão. Em casos assim, nada melhor que uma forma de comunicação de massa, não é mesmo?
Adotar o envio de SMS pode ser também uma ótima prática de endomarketing, pois, diferentemente do que ocorre com a mídia impressa, por exemplo, é quase 100% garantido que o seu destinatário lerá a sua mensagem.
Agora que você já está por dentro das principais tendências na comunicação interna, que tal curtir nossa página no Facebook? Assim você poderá receber em sua timeline outras informações relevantes como essa.