No mundo altamente competitivo, a gestão de pessoas nas empresas ganha importância cada vez maior. Nesse sentido, a retenção de talentos, a motivação e o estímulo ao comprometimento são fatores decisivos na batalha mercadológica.
A comunicação interna surge como aliada no processo de engajamento dos colaboradores e cabe aos gestores das áreas correlatas adotarem técnicas para que ela alcance resultados efetivos. A TV Corporativa é, hoje, considerada um dos veículos de comunicação mais dinâmicos e atrativos, e é sobre ela que falaremos a seguir. Continue lendo e saiba como ela aumenta o engajamento dos colaboradores.
Comunique de diferentes maneiras
O primeiro passo para promover o engajamento dos colaboradores utilizando a TV Corporativa é saber quais serão as mensagens e de que maneira elas serão transmitidas, pois a TV permite publicação das mensagens em diferentes formatos como imagens, vídeos e animações.
Para diversificar, separe as mensagens por tema e, dentro de cada tema, crie sessões exclusivas, como por exemplo: toda semana haverá informações sobre os treinamentos da empresa em animações, ou mensalmente o presidente falará com os colaboradores por vídeo.
Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna
Alcance os vários públicos da sua empresa
Após dividir as mensagens por tema, determine o objetivo que cada uma pretende alcançar e defina uma estratégia para a transmissão desses conteúdos. O ideal é criar uma programação com os conteúdos escolhidos, organizando assim o fluxo das informações. Assim evita-se confusões sobre o real objetivo de cada mensagem.
A TV Corporativa visa aumentar o engajamento dos colaboradores. Isso significa dizer que ela oferece templates prontos e outros de fácil edição, podendo ser feitos por qualquer pessoa com um pouco de treinamento.
A otimização dos conteúdos pode variar conforme o ambiente, já que a TV Corporativa permite espalhar monitores por diversas unidades da instituição. Além disso, tenha como foco o público que receberá cada mensagem, pois isso será determinante para o correto entendimento da mesma.
Promova a interação com a TV Corporativa
Quando falamos em comunicação horizontal, tratamos do processo de repasse das mensagens com opção de retorno do interlocutor. Isso significa que ambas partes podem interagir no meio de comunicação. No caso da TV Corporativa, é ideal envolver os colaboradores no processo criativo das mensagens. Eles podem participar da criação de mensagens setoriais, fazer parte de vídeos ou depoimentos, por exemplo.
A ideia de não apenas transmitir o que se quer e, sim, construir junto, é fator de motivação e engajamento das pessoas, que se sentem parte importante dos processos da empresa.
Faça análise e monitoramento dos resultados
Após a implantação da TV Corporativa em sua empresa, é fundamental analisar e monitorar os resultados que ela traz. As pesquisas internas ajudam na mensuração de desempenhos e trazem resultados muito satisfatórios. Por meio dela é possível mensurar se os conteúdos são do agrado do público, se a mensagem está sendo compreendida, se há interação, se a TV Corporativa estimula a participação dos membros da empresa em seus processos de comunicação.
Com os resultados em mãos, é possível medir o sucesso da TV Corporativa e, também, melhorar os pontos que não estão sendo muito bem aproveitados nesse canal de comunicação.
A TV Corporativa é uma solução rápida, com ótimo custo-benefício e eficiente. Por meio dela, as estratégias de comunicação interna são potencializadas e os colaboradores são engajados a partir do momento em que entram em contato com a cultura da empresa em um ambiente interativo e de fácil assimilação.
Essa percepção do colaborador traz o engajamento como consequência direta da gestão de pessoas aliada às estratégias de comunicação interna. Você acha que essa é uma alternativa eficiente? Já utiliza a TV corporativa em sua empresa? Comente sua opinião sobre o uso dessa estratégia de engajamento dos colaboradores.