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Fuja do comum: 5 ideias para inovar a TV corporativa

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inovar a TV corporativa
13/02/2017

Muitas empresas possuem entre seus canais de comunicação interna a TV corporativa. A importância desse canal para companhias dos mais diferentes portes e segmentos é inegável. Ela é uma ferramenta dinâmica, versátil, atraente e que contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores da empresa.

Também permite que informações relevantes sejam comunicadas de forma atrativa, em tempo real e em diferentes localidades da empresa. É de fácil utilização, sua implantação é rápida e possui ótimo custo benefício. Além disso, possibilita a criação de uma programação segmentada que fala diretamente com o seu público-alvo.

No entanto, é preciso inovar a TV corporativa para que ela se mantenha sempre interessante e envolvente!

A importância de inovar a TV corporativa

Fugir do comum e inovar são caminhos para que esse meio de comunicação não caia na mesmice e se torne parte da paisagem, como se costuma dizer no ambiente corporativo.

Para que continue a atrair a atenção dos colaboradores e consiga manter a sua credibilidade, é essencial aplicar novidades com certa frequência. E essas inovações não devem se restringir apenas a uma reformulação de layout. É interessante inserir novas editorias, novos parceiros de conteúdo, entre outras novidades.

Continue a leitura e conheça agora 5 ideias para inovar a TV corporativa e mantê-la atraente e estimulante aos colaboradores!

1. Utilize a linguagem do momento

Seja para divulgar campanhas de endomarketing e comunicação interna, reforçar comunicados ligados ao negócio ou incluir momentos de entretenimento, use e abuse da linguagem digital. O sucesso é garantido!

A utilização de hashtags, gifs, vídeos curtos, referências da cultura pop, entre outras modernidades, além de divertirem, trazem leveza e permitem uma melhor fixação do conteúdo.

Nesse caso, é essencial estar atento às últimas tendências das redes sociais e aplicá-las com criatividade, sempre tendo em mente o que combina ou não com o seu público e a cultura organizacional da companhia. Caso a empresa não tenha muitos jovens em seu quadro de funcionários e seja uma organização mais formal, use esse estilo de linguagem com parcimônia.

Mesmo que a companhia seja composta predominantemente por funcionários das gerações X e Y e seja adepta de uma cultura mais moderna, utilize os elementos da comunicação digital com inteligência e moderação. O exagero pode provocar um efeito contrário, cansar e ganhar a antipatia dos colaboradores.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

2. Promova os eventos da empresa

A TV corporativa é um excelente veículo para reforçar comunicados já realizados por outros meios de comunicação interna, principalmente quando o comunicado visa promover os eventos da organização.

Sejam eventos corporativos ou mais voltados para a integração e descontração dos colaboradores, vale o uso da TV para promovê-los e estimular a participação de todos. Esse canal permite, além da repetição constante, a utilização de elementos que tornam a comunicação mais ágil e dinâmica.

Que tal uma convocação geral para um happy hour por meio de um convite animado na TV? Como o convite será mais inusitado, quem sabe a adesão não será maior? O mesmo vale para aquele evento interno importantíssimo e que tem baixa participação. Quem sabe inovar no momento do convite não atraia mais funcionários?

E não se esqueça: mantenha a inovação para organizar o evento, senão a próxima edição poderá ter uma baixa audiência. Durante a reunião, festa ou convenção insira outros atrativos presenciais também.

No pós-evento, publique na TV uma sessão de fotos ou vídeos do evento. Quem foi, vai ficar com gosto de quero mais. E quem não foi, não vai querer ficar de fora na próxima vez!

3. Veicule as últimas notícias

Uma das formas de manter a sensação de “tempo real” em sua TV é cumprir uma alta frequência de atualização da grade. Caso o colaborador olhe para ela e sempre tenha a impressão de que está vendo os mesmos conteúdos, certamente a audiência cairá.

Uma excelente dica é planejar o conteúdo e organizar a divulgação das notícias internas. Insira, diariamente, novos comunicados e mantenha somente aqueles que você quer reforçar.

Nesse caso, criar uma agenda de programação, conforme o público que queira alcançar, agiliza o trabalho da área de comunicação. A equipe não precisará inserir novos conteúdos todos os dias e, mesmo assim, manterá o canal sempre atualizado.

Outra opção é inserir conteúdo externo, notícias do Brasil, do mundo e do setor de atuação da empresa em parceria com algum veículo de comunicação da grande mídia. Pode ser um portal de notícias, um jornal diário ou uma revista. Cheque a confiabilidade do canal de comunicação parceiro. Ele precisa ser referência para dar mais credibilidade. Informações do mercado financeiro, horário, clima e trânsito também ampliam a percepção de “tempo real”.

4. Humanize a sua TV corporativa

Por que em vez de fazer um comunicado sobre um novo projeto da empresa, você não convida o gestor do projeto para gravar um breve vídeo e explicá-lo? Tornar os funcionários protagonistas dos feitos humaniza a comunicação interna, o que amplia o senso de pertencimento e aumenta o engajamento.

Hoje, em diversas situações da vida, as pessoas não são apenas espectadores, elas interagem com os veículos de comunicação aberta e fechada, colaborando com a produção de conteúdo ou enviando sugestões e opiniões. Estude a possibilidade de tornar colaborativa a TV corporativa da sua empresa. As pessoas gostam de se ver e curtem saber que fizeram a diferença.

5. Utilize quizzes e curiosidades

Além de descontrair um pouco, os quizzes são ótimos para prender a atenção do público. Quem não fica curioso para saber a resposta da pergunta? Opte sempre que quizzes bem curtos, com no máximo três alternativas de resposta, e que estejam sempre alinhados com a área de atuação da organização. O mesmo vale para as curiosidades!

Aqui, vale separar algumas rápidas curiosidades sobre os produtos, a empresa e a área de atuação e apresentá-las ao público. Crie um layout especial para elas! Dessa forma, elas serão facilmente reconhecidas, deixando o seu público ansioso para saber qual é a curiosidade da vez.

Como você sabe, a TV corporativa é um canal de comunicação atual, ágil e dinâmico. Possibilita o compartilhamento de conteúdo relevante para o público-alvo, treinamentos e outras ações de educação corporativa. Além de aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores.

Mas lembre-se que é importante inovar a TV corporativa com regularidade, para que o veículo se mantenha sempre interessante e trabalhando a favor da organização e de seus colaboradores!

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